Para celebrar os 177 anos da segunda maior cidade do Piauí, uma série de eventos foi programada, respeitando o atual cenário de distanciamento social e regras sanitárias


Por Eduardo Machado, In Foco.
20h12.

Com mais de 150 mil habitantes (IBGE 2020), a cidade de Parnaíba é o coração financeiro, cultural, médico e educacional de diversas cidades do Piauí, Ceará e Maranhão, fazendo com que o município tenha uma população flutuante próximo há 1 milhão de habitantes, principalmente nos meses de julho e, de dezembro a fevereiro.

À meia-noite, fogos de artifício anunciaram a chegada do dia 14 de agosto e assim, o início das comemorações.
Logo cedo, no Centro Cívico de Parnaíba, o Prefeito Mão Santa, acompanhado de autoridades civis e militares, realizou o hasteamento das bandeiras, do Brasil, Piauí e Parnaíba. Em seguida, um culto em ação de graças foi realizado no Centro de Qualificação Profissional, Jeanete Moraes Souza.

Ainda no Centro de Qualificação, foi realizado o lançamento do livro: Parnaíba, Cidade da Gente, de autoria dos professores e historiadores: Lourdes Gomes, Chrisina Oliveira, Diderot Mavignie, Gilberto Escórcio, Lucrécia Souza, Mauro Sousa, Hélcio Carvalho e, organização do Professor Dr. Gildário Lima.

A primeira-dama municipal, professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, realizou a entrega de um exemplar, a uma aluna da rede municipal de educação, representando todos os alunos da cidade de Parnaíba.
Ao som da Banda Simplício Dias, o artista/dramaturgo José Wilson, apresentou trechos de um espetáculo sobre Simplício Dias da Silva, em que relata o cotidiano da Vila de São João da Parnahyba.
Dando continuidade à programação festiva, o prefeito Mão Santa, acompanhado da professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza e, da secretária de educação, Professora Fátima Silveira, procedeu a entrega de três novos ônibus escolares, que serão integrados à frota da rede municipal de educação.
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba.
Durante todo o sábado, diversos eventos esportivos/culturais também foram realizados em comemoração à data máxima do município de Parnaíba. Por razões sanitárias, pelo segundo ano consecutivo, o tradicional desfile cívico-militar, não foi realizado.

Às 19h, uma missa em ação de graças ao aniversário da cidade foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Confira a programação referente ao aniversário da cidade de Parnaíba para este domingo (15/08).

08h – Handebol (feminino), futebol de campo (Pedra do Sal);
08h – Futevolei, vôlei 4×4 (Praça do trator);
09h – Futsal masculino (Quadra Itaúna);
15h30 – Passeio ciclístico (Quadrilhódromo à Praça do amor);
17h – Campeonato de skate (Praça Mandu Ladino).