A prefeitura de Ilha Grande , através da Secretária Municipal da Saúde, iniciou hoje (17/09/2021), mais um importante passo na busca de melhorar, cada vez mais, a assistência pré-natal das gestantes residentes em nosso município .

Com o acesso facilitado aos Testes de Triagem Pré-Natal em Cartão Filtro tendo como objetivo identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem atingir a mãe e o bebê, como doenças infecciosas ou disfunções. Quando detectadas precocemente, podem ser tratadas com maior êxito e seu maior benefício é a possibilidade de erradicar a transmissão vertical (de mãe para filho) das doenças pesquisadas.



A testagem deve ser feita no início da gravidez e no terceiro trimestre da gestação, presencialmente. A amostra de sangue é colhida por punção digital e ou venosa , é depositada em papel-filtro. Este exame é não-invasivo e não causa qualquer dano à mãe ou à criança.

O Pré-Natal é preconizado pelas portarias MS/GM 569, 570, 571 e 572 de 1º de junho de 2000, que instituiu e regulamenta o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento no Brasil.

Segundo o Secretário da Saúde ,Pedro Firme, os novos exames compõem a estratégia de ofertas para testagem do município que está sendo ampliada. Eles serão realizados , inicialmente , na Unidade Básica de Saúde Padre Quiriti e futuramente nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

*Atendimento* :

O primeiro passo é a gestante iniciar o seu pré-natal o mais precocemente possível e agendar através da Estratégia Saúde da Família à coleta do sangue em papel filtro através da punção venosa e ou digital. As amostras de sangue em papel de filtro são analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí – LACEN / PI e as amostras com exames alterados, serão comunicado ao município (Busca Ativa – e-mail, telefone, SMS), para que as gestantes sejam reconvocadas para nova coleta em soro, a fim de realizar a confirmação diagnóstica, no laboratório ou posto para coleta de referência do município. Os casos confirmados serão acompanhados por equipe médica referenciada do município e/ou estado, conforme os protocolos de cada doença.


🩸Doenças diagnosticadas na triagem Pré-Natal


As doenças possíveis de ser investigadas e os exames realizados no Programa Estadual de Triagem Pré Natal em Papel Filtro:


📍HIV ;


📍 Sífilis Total;


📍Hepatite B (HBs Ag);


📍Toxoplasmose (IgM e IgG);


📍Citomegalovirus (IgM e IgG) .


🩸Entrega de resultados: Os resultados dos exames realizados estarão disponíveis , após a liberação pelo LACEN-PI via plataforma digital Weblaudos para o setor de Vigilância Epidemiológica do Município , serão encaminhados para as Equipes da Estratégia Saúde da Família de origem das gestantes no prazo estimado de 20 dias, após envio dos cartões de Papel Filtro .




#amorporilhagrande


#saudecomresponsabilidade