Comércio está autorizado a funcionar até às 18h. As ações serão válidas no período de 20 a 26 de setembro


Por Eduardo Machado, In Foco.
 
Imagem meramente ilustrativa. - Foto: Google.
O governo do estado do Piauí publicou, nesta segunda-feira (20/09), o Decreto nº 19.999 com as medidas sanitárias para conter a transmissão da Covid-19 no estado. O novo decreto dispõe de mudanças que flexibilizam as restrições, como a permissão de 'eventos-testes' e o fim do toque de recolher.

As ações serão válidas no período de 20 a 26 de setembro. Todos os decretos publicados pelo governo do estado do Piauí têm como apoio as indicações do Centro de Operações Emergenciais (COE).

De acordo com o novo decreto, a realização de festas e eventos poderá ser aprovada por meio de projetos de 'eventos-testes' nas áreas cultural, desportiva e agropecuária, desde que tenham sido aprovados previamente pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal e apresentados em até 30 dias antes da data do início do anúncio e vendas de ingressos para o evento. Havendo o agravamento da situação epidemiológica, a Vigilância Sanitária Estadual poderá suspender o 'evento-teste'.

A realização de atividades sociais, culturais e artísticas em cinemas, teatros, circos, auditórios e espaços de eventos, em ambientes abertos e semiabertos, podem conter público máximo de 200 (duzentas) pessoas, observado o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros, podendo haver a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração, nem permitam dança.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares como lojas de conveniência e depósito de bebidas podem funcionar até 01h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno. Bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.

Os shoppings funcionarão das 10h às 22h, mas poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 9h, desde que respeitado o período máximo de 12h de funcionamento. E o comércio em geral pode funcionar até 18h.

Os estabelecimentos e atividades devem cumprir integralmente os Protocolos de Recomendações Higienicossanitárias para a contenção da Covid-19 expedidos pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí / Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e publicados em anexo aos Decretos Estaduais, complementadas pelas normas das Vigilâncias Sanitárias Municipais.

A fiscalização das medidas determinadas neste decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal.