Os crimes aconteceram em outubro de 2012


Por Eduardo Machado, In Foco.
 .
Rômulo Cordão, Promotor de Justiça. - Foto: Divulgação/Ministério Público.
O Ministério Público do Estado do Piauí, em sessão do Tribunal do Júri realizada na última quinta-feira (16/09), na comarca de Parnaíba, obteve a condenação de quatro denunciados por homicídio qualificado e associação criminosa. O titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, Rômulo Paulo Cordão, sustentou a acusação.

Os crimes aconteceram em outubro de 2012, quando os réus Francisco das Chagas Silva Gomes, Kleiton Costa de Sousa, Paulo Vitor Oliveira de Sousa e Rondinildo da Conceição Brito agiram conjuntamente para tirar a vida da vítima Francisco Carvalho Cardoso, no bairro Sabiazal, em Parnaíba.

À época, os réus planejaram e realizaram uma fuga da Cadeia Pública de Camocim, no Ceará. Como retribuição ao apoio logístico recebido para a evasão, havia ficado combinado o assassinato da vítima. O homicídio aconteceu logo no dia seguinte à fuga: Francisco Carvalho Cardoso foi abordado em sua casa, e faleceu após receber vários tiros.

No Tribunal do Júri, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime de homicídio, com duas qualificadoras: paga ou promessa de pagamento e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. O juiz de Direito Georges Cobiniano Sousa de Melo fixou a pena do réu Francisco das Chagas Silva Gomes em 26 anos de reclusão. Já o réu Kleiton Costa de Sousa foi condenado a 28 anos de reclusão. Paulo Vitor Oliveira de Sousa foi condenado a 22 anos. Por fim, o réu Rondinildo da Conceição Brito teve pena fixada em 24 anos e seis meses de reclusão. O magistrado negou aos acusados o direito de recorrer em liberdade.

O promotor de Justiça Rômulo Cordão pontuou que a condenação dos réus representa mais um avanço na repressão da criminalidade, em prol da segurança para a sociedade e da proteção à vida