A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça nesta terça-feira (26/10), o processo de distribuição das vacinas contra uma Covid-19 para todas as regiões do Piauí. 
Serão sent 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e reforço de dose (DR). O envio será por via terrestre.

Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer / BioNTech, sendo 81.900, 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para uma segunda dose (D2) do esquema vacinal iniciado na 35ª remessa.

Serão distribuídas também 110.000 vacinas AstraZeneca / Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a D1 deste imunizante. Do montante, já foram distribuídas 31.615 doses para as Regionais de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e Barras.

Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidos no aeroporto pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em Câmaras Municipais de Frias. Esse time é o responsável por realizar uma contagem e separação das doses de acordo com indicadores populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.

De acordo com a Diretora de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o Piauí adotou desde o início da campanha uma metodologia de distribuição das vacinas que vem dando certo. “Como recebemos vacinas duas, três vezes na semana, juntamos os lotes e enviamos para o interior em uma única remessa semanal”, declara. Segunda ela, isso facilita a programação dos municípios, que são responsáveis ​​por pegar os imunizantes nas Regionais de Saúde instaladas nos municípios polos.


Fonte: Sesapi