Ministro da Casa Civil fez o anúncio em sua conta no Twitter.
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP), anunciou em seu perfil no Twitter na noite de sexta-feira (26), que o "Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus".
Ele completou: "Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã (sábado, 27) e deverá vigorar a partir de segunda-feira (29)".

- Nova variante na África do Sul é a pior; o que se sabe até agora



SEIS PAÍSES

Segundo o ministro Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pelos ministérios da Casa Civil, Infraestrutura, Saúde e Justiça. A restrição atingirá os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Omicron: OMS declara nova cepa como "variante de preocupação"
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma "variante de preocupação" e escolheu como nome "Omicron". Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta.
A omicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal: a própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante.

Nova variante vinda da África do Sul foi nomeada 'Omicron'