A má gestão da saúde pública é marca do Governo do Estado do Piauí e já chegou até aos radares da Polícia Federal, tendo sido a Secretaria de Estado da Saúde alvo de operação dentro das investigações do "covidão". A suspeita de mau uso de recursos que foram repassados pelo Governo Federal para ações contra a covid-19 rendeu até uma visita dos agentes da PF à casa do secretário Florentino Neto, que por sua vez usa a estrutura da secretaria para conseguir apoio para sua candidatura a deputado federal no próximo ano.
Mas não se trata apenas de acusações de haver um esquema para desvio de dinheiro que deveria ser usado para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas. A questão da péssima gestão dos hospitais regionais que existem no estado é uma das que mais afeta diretamente a população. Um bom exemplo disso é o descaso do secretário Florentino Neto (e porque que não dizer do próprio governador Wellington Dias) com o Hospital Mariano de Lucas Sousa em Buriti dos Lopes.
Neste caso a Secretaria de Estado da Saúde não repassa os recursos mensais para a administração do hospital desde janeiro de 2020. O valor é de R$ 69 mil mensais que deveriam servir para custeio dos atendimentos aos pacientes de toda a região. Atualmente o referido centro de saúde é gerido pelo município que conta plenamente com esses recursos. Com a falta dos repasses por parte do Estado, o hospital só não foi fechado ainda graças ao recebimento de emendas destinadas pela bancada federal do Piauí.
Outro detalhe é o mesmo hospital regional deveria ser gerido exclusivamente pela Sesapi pois o prazo de municipalização já se esgotou. Ou seja, o secretário Florentino Neto não toma conta e nem dá condições pra isso acontecer. Mais uma vez vem a pergunta: cadê os deputados da base do governo para cobrar melhorias? Cadê o dinheiro do programa eleitoreiro "Pró Piauí" que não vai pra saúde? E qual o problema do secretário Florentino Neto com o hospital e o povo de Buriti dos Lopes?