o mês em que é comemorada a campanha Novembro Azul, de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata, um sinal de alerta foi aceso pelos especialistas. É que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos da doença para 2020 e, por conta da pandemia, esses novos casos podem não ser diagnosticados a tempo.

Como forma de garantir acesso a todos o Hospital e Maternidade Marques Basto em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba garante durante os meses de novembro e dezembro cerca de 550 exames de PSA. Os exames estão distribuídos entre os municípios da planície litorânea, de acordo com o número de habitantes.

As prefeituras de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Caxingó, Buriti dos Lopes, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas e Joaquim Pires ficarão responsáveis pela captura dos pacientes que se enquadram nos critérios de risco. O hospital levará até o municípios profissionais que realizarão a coleta do sangue bem como esclarecimentos sobre fluxos de atendimentos da Unacon.

“O paciente deve procurar o setor de Regulação da sua prefeitura para ter acesso ao exame de PSA que será realizado pelo Hospital e Maternidade Marques Basto. A entrada de acesso é a UBS, mas se já tiver passado pelo posto de saúde pode ir direto a prefeitura de seu município”, explicou Simony Cardoso, gerente do ambulatório oncológico do hospital.

De acordo com Simony o resultado dos exames será entregue direto ao paciente. “O resultado do exame será entregue direto para o paciente e caso tenha alteração no exame o paciente será encaminhado para o médico especialista da instituição para avaliação e agendamento para triagem oncológica”, Simony Cardoso.

Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315– 7000 (whatssap) ou (86) 3315 – 7001.