Um dos mais belos e tradicionais cartões-postais do Piauí, a Lagoa do Portinho separa os municípios de Parnaíba e Luís Correia,Ela une ambientes de mar, de rio e de urbano.

Para começar, a origem da Lagoa do Portinho se deu por conta de uma trágica história de amor entre tribos indígenas rivais. Mas esse amor acabou por deixar algo de igual encanto, que foi a lagoa.
A do Portinho é formada por uma linda lagoa que ora está mais escurinha, ora está mais azul(não é a do famoso filme, mas que não deixa de ter sua beleza) e suas porções de areia, que criam os famosos lençóis ao redor das lagoas. As dunas moldadas com a força da natureza encantam os olhos de quem lá visita.
O cenário local pode se transformar de acordo com o tempo e com as condições climáticas. Os ventos moldam todo o espaço que compõe a lagoa, que é banhada pelas águas de dois riachos, o Portinho e o Brandão.
Refrescar-se pelas águas é a sempre a primeira pedida. Andar pelas dunas, rolar pelas areias, sentir-se uma criança, também é outro atrativo. Ainda é um excelente local para passeio de lanchas e jet-ski.

 E para recuperar a energia de tudo isso? Comer ou beber nos bares restaurantes que ficam na beira da lagoa é a escolha certa.
Que tal conhecer ou reviver a Lagoa do Portinho? Esse é um dos lugares que valem sua visita e que não pode ser esquecido.