Dois dos túmulos mais visitados do Cemitério São João Batista são de duas meninas anônimas.
No Cemitério São João Batista descansam muitas personalidades da história do Ceará como escritores, políticos, poetas, heróis de guerra e médicos, no entanto, dois dos túmulos mais visitados do local são de duas meninas anônimas. Um deles é o de Cleidimar, e o outro é da pequena Lúcia, que morreu aos 2 anos em 1917.
O túmulo de Lúcia até hoje recebe bombons, doces, tercinhos e placas de graças alcançadas, segundo a funcionária do cemitério e guia Laiane Gadelha. Ela explica que as visitas acorrem durante todo o ano, em especial, no Dia das Crianças e de Finados.
A criança é irmã de Luiza Távora, primeira-dama do Ceará durante os dois mandatos do ex-governador do Ceará Virgílio Távora.
Foto: Gioras Xerez/Sistema Verdes Mares
“Não sabemos exatamente o que aconteceu. Muita gente fala muita coisa. Ele é bastante visitado no Dia das Crianças e muito mais no Dia de Finados [jazigo de Lúcia]. O pessoal tem um costume de deixar bombons, doces, tercinhos, placas de graças alcançadas, e alguns até bem recentes. E muita gente atribui as graças a Lúcia. A Lúcia inclusive é irmã da Luiza Távora esposa de Virgílio Távora. Inclusive a Luiza está com ela”, explica.
O Cemitério São João Batista existe há 155 anos no Centro de Fortaleza. É o mais antigo da capital em funcionamento. Ao todo, são cerca de 25 mil túmulos distribuídos em 92 mil m².
No alto do túmulo de Lúcia, há uma pequena foto da menina em que ela aprece sentada como se estivesse esperando alguém. Em cima da lápide, também há flores e várias placas com os dizeres: "Lúcia agradeço pela graça alcançada”, “Obrigado, por uma graça alcançada”, “Lúcia agradeço pela graça alcançada” e “Agradeço à Lúcia 2 graças”.
Sobre a morte da criança, Laiane Gadelha diz que existem inúmeras explicações. "Já falaram várias histórias. A que eu mais escutei foi que ela tinha saído para uma mata perto da casa dela e, ela era especial, uma coisa assim, se perdeu e foi encontrada depois".
Túmulo de Cleidemar
Outro túmulo bastante visitado é o da jovem Cleidemar Medeiros Dantas que morreu em 1955 com apenas 17 anos. Como o de Lúcia, o local recebe ursinhos de pelúcia e imagens de anjos juvenis. Como ressalta Laiane, é outro jazigo que recebe durante o ano uma verdadeira peregrinação.
"A Cleidemar foi atropelada. Por ser mais velha, talvez não seja tão visitada neste sentido, mas também dizem que ela é milagreira", afirma.
Foto: Gioras Xerez/Sistema Verdes Mares
Cemitério São João Batista
O Cemitério São João Batista foi inaugurado no dia 5 de abril de 1866 para substituir o "Cemitério de São Casemiro" que ficava no local onde está construída a Estação João Felipe.
Em 1880 foram exumados do cemitério São Casemiro os restos de pessoas ilustres como Pessoa Anta e Padre Mororó e transferidos para o cemitério São João Batista, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

Cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza, em imagem de arquivo. — Foto: Sistema Verdes Mares