HOMENAGEM

 Na última terça-feira, dia 01 de dezembro, Dr. Edgard Veras completaria 101 anos de idade. Nascido em 1920, por 73 anos dedicou-se a Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância de Parnaíba – SPMIP. Como gestor, o médico Dr. Edgard Veras, coordenou a Maternidade Dr. Marques Basto,  Hospital Infantil Dr. Mirocles Veras e o Ambulatório Francy Seligmann. 

Edgar Veras era especializado em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez parte da diretoria administrativa e clínica da instituição. Durante sua gestão, a SPMIP cresceu, firmou-se como um dos maiores centros hospitalares da região Norte e inovou nos métodos utilizados, sendo referência em pioneirismo médico. 

Após 73 anos de trabalho, esforço, dedicação ao grupo que compõe a SPMIP, a instituição cresceu e hoje é fundamental para a saúde dos parnaibanos, pois os serviços prestados pela Sociedade são essenciais para garantir a saúde de milhares de pessoas que não podem contar com o serviço público de saúde. 

Com mais de 20 especialidades médicas a SPMIP conta com uma equipe multidisciplinar entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes social, psicólogo, farmacêuticos e pedagoga, além da equipe administrativa. São mais 300 profissionais capacitados e empenhados em garantir o direito a saúde à população. 

A dedicação do Dr. Edgard Veras possibilitou a SPMIP ter única Unidade Semi-intensiva Neonatal do norte do Piauí, atendimento de uma equipe de multiprofissionais, vacinação gratuita, registro on-line do recém-nascido, brinquedoteca, transporte de gestantes, Palestras de planejamento familiar, e uma série de outros serviços que fizeram da mesma, um ícone do atendimento materno-infantil no estado. 

Tantas realizações trouxeram reconhecimentos para a instituição que é certificada como Hospital Amigo Da Criança – UNICEF e credenciado como Hospital para Atendimento à gestante de Alto Risco pelo Ministério da Saúde, além de ter ganho o Prêmio Uma Dose de Vida do Grupo ACHE. 


ASCOM