O aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta segunda-feira (3), o alerta vermelho (grande perigo) em quase todo o estado do Piauí, incluindo Teresina, por conta das chuvas para as próximas 24 horas.
O aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DETALHES
Quase todo o Piauí em alerta vermelho, diz Inmet - Foto: Reprodução
Nesses casos, a população deve evitar os pontos de alagamento ou inundação, evitar trafegar pelas ruas e avenidas, já que o sistema de drenagem nem sempre é suficiente. Veja abaixo algumas instruções do Inmet:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O climatologista Werton Costa disse que o período chuvoso no Piauí começou forte e que em algumas cidades já atingiram a meta de chuvas, receberam grande volume. “Janeiro é caracterizado como um mês chuvoso”, disse que neste período ocorrerão veranicos, o que é comum neste período, mas nada que venha comprometer a safra agrícola.
Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina
Na manhã desta segunda, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim onde informa que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 7,10m, portando ainda acima da cota de alerta definida em 6,80m, sendo previsto que o nível continue em pequena redução para valores em torno de 7,02 m nas próximas 8h.
Ainda segundo o boletim, a cota de inundação é definida em 8,98m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.