A população local e turistas que frequentavam as cidades foram pegos de surpresa pela interrupção do fornecimento de energia elétrica


 
Cidades do litoral piauiense são atingidas por apagão durante o Réveillon. - Foto: Eduardo Machado.
Um apagão foi registrado no inicio da noite dessa sexta-feira, 31 de dezembro, em cidades do litoral do Piauí, e a interrupção do fornecimento de energia elétrica durou pouco mais de uma hora. Há registros de falta de energia também em cidades do Baixo Parnaíba, no Maranhão.

A Equatorial Piauí informou que às 18h10 de ontem, sexta-feira, uma ocorrência no ponto de suprimento da Subestação Tabuleiros II, situada em Parnaíba, impactou o fornecimento de energia aos clientes do litoral. Em "rápida" atuação da distribuidora, o serviço foi restabelecido.

Segundo a nota, os técnicos da distribuidora, que atuam em prontidão, conforme Plano Operacional Fim de Ano, realizaram "rapidamente" as intervenções necessárias na subestação e, às 19h01, o fornecimento foi restabelecido aos clientes da região. Após esse horário, algumas manobras ainda foram realizadas e, às 19h23, houve a integralização do atendimento às cargas.

Equatorial Piauí apresenta ações estratégicas para a operação final de ano

Em reunião realizada no dia 26 de novembro, no Auditório do Sebrae - Parnaíba, a Equatorial apresentou as ações definidas para o fim de ano. A operação final de ano no litoral tem como objetivo minimizar os impactos causados pelo aumento do número de turistas na região litorânea. Assim, a Equatorial Piauí preparou um conjunto de ações para reforçar a confiabilidade do sistema e garantir o fornecimento contínuo de energia nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí e Cajueiro da Praia.

MATÉRIA RELACIONADA:

“Em dezembro, vamos aumentar em oito vezes a quantidade de equipes disponíveis para atendimento das ocorrências no litoral. Além disso, na semana entre o Natal e o Réveillon, será disponibilizado um quantitativo extra de 10 equipes”, afirma Cosme Cezário, Superintendente da Regional Norte da Equatorial Piauí.

A operação conta ainda com a instalação da Subestação Móvel na Subestação Parnaíba II (beneficiando Parnaíba e Luís Correia) no período de 17 de dezembro a 03 de janeiro. A subestação móvel é um importante reforço para aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar a regulação de tensão nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e, em caso de emergência, atender as cargas de Cajueiro da Praia.

Somado a isso, a Distribuidora intensificou a lavagem das redes para remoção da salinidade. Por semana, estão sendo lavados 141 km de rede de média tensão e cinco subestações. “Esse conjunto de ações visam exatamente disponibilizar uma energia contínua e de qualidade para moradores e visitantes do litoral piauiense”, reforçou o superintendente.