Desde os primeiros dias do ano, o Piauí tem acumulado um grande volume de chuvas de norte a sul do estado. A previsão meteorológica aponta que esse cenário se prolongará até março. Somado às chuvas, os ventos intensos contribuem para situações de perigo, exigindo cuidado e atenção redobrada. Enchentes, alagamentos, descargas atmosféricas e acidentes com eletricidade são possíveis situações de risco. Afim de levar informações de segurança à população piauiense, a Equatorial Energia dá orientações para evitar acidentes no período chuvoso.

 

Em dias de fortes chuvas com descarga atmosférica, recomenda-se a retirada da tomada dos equipamentos eletrônicos mais sensíveis. É importante também evitar goteiras perto de instalações elétricas, pois a água conduz energia. Mas os riscos existem não apenas dentro de casa ou em áreas cobertas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Piauí é um dos estados com o maior índice de raios, portanto, o recomendável durante as chuvas é não ficar em áreas descampadas e não se abrigar embaixo de árvores.

 

Os fortes ventos nos dias chuvosos podem provocar acidentes com a rede elétrica, principalmente causados pela queda de galhos e árvores. De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, um fio energizado em área de alagamento pode ser fatal. “Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a Distribuidora por meio da Central de Atendimento, ligando para 0800 086 0800, ou para o Corpo de Bombeiros no número 193”, diz o executivo.

 

No primeiro trimestre deste ano, a previsão é de chuvas acima da média no território piauiense. “A tendência é termos temporais sempre acompanhados, ora da descarga elétrica, ora da rajada de vento. Com esse cenário, os cuidados se redobram nas áreas de risco como lagoas, riachos e rios. Toda rede hidrográfica deve ser monitorada, principalmente pelo risco de alagamentos e inundações”, declara o climatologista Werton Costa.

 

Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

 

- Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger de enchentes;

 

- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos; 

 

- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria; 

 

- Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos.

 

 

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí