Conforme os dados da meteorologia , os avisos foram emitidos por volta de 10h10 desta sexta-feira (7).
Nesta sexta-feira (07), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo potencial para chuvas intensas em 15 municípios localizados no Sudoeste Piauiense.
Conforme os dados, os avisos foram emitidos por volta de 10h10. O alerta indica que há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h).
Foto: Divulgação/INMETINMET emite alerta vermelho em 14 municípios do Piauí.
Já o alerta amarelo que também foi emitido indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos a 40-60 km/h. Ainda de acordo com o INMET, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios afetados pelas chuvas intensas são Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros e Uruçuí.
Chuvas em Teresina
Em Teresina o prefeito da capital, Dr. Pessoa, assinou no domingo (02), o decreto que declara situação de emergência na cidade devido aos alagamentos registrados.
De acordo com a prefeitura, o documento vai possibilitar que o poder executivo municipal atue de forma mais urgente na assistência às famílias desabrigadas e que estão em situação de risco devido ao aumento do nível dos rios Parnaíba e Poti com as últimas chuvas.
No estado o governador do Piauí, Wellington Dias, nessa segunda-feira (03), através das redes sociais anunciou que autorizou o decreto de calamidade pública em razão do agravamento da situação de chuvas intensas no estado.