O estado do Piauí alcançou a marca de 263.610 jovens de 12 a 17 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 146.914 já estão com o esquema vacinal completo, pois receberam a segunda dose do imunizante. 

“Seguimos avançando na imunização do nosso povo contra o coronavírus e agora estamos com mais da metade dos adolescentes com o ciclo de imunização completo. E esperamos o mais breve possível alcançar 100% desse grupo com as duas doses. Para isso  precisamos de um esforço dos nossos municípios e a colaboração da população, que atenda os chamados para se vacinar e mantenham os cuidados como usos de máscaras, lavagem das mãos e nos ajudem a sair dessa situação de pandemia ” lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Todos os 224 municípios piauienses já aplicaram a primeira dose e segunda dose neste público e registraram. Apenas a cidade de Juazeiro do Piauí, por problemas técnicos, não efetivou o registro das D2 aplicadas, no Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  

As vacinas para esta faixa etária começaram a ser realizadas no mês de setembro. Inicialmente, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação era de três meses, mas o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica reduziu para 21 dias o período entre uma aplicação e outra. Para este público ainda não foi liberada a dose de reforço.  

Para o público de 12 a 17 anos a vacina que está liberada é a da Pfizer.“Estamos sempre abastecendo nossos municípios com vacinas para a população. Nesta semana mandaremos uma nova remessa. Então pedimos a você de qualquer faixa etária que estiver no prazo da sua segunda dose ou do seu reforço, que faça sua vacina, só assim conseguimos sair desta pandemia. Lembrando que o intervalo da dose de reforço agora é de quatro meses após a segunda dose”, enfatiza o gestor. 

Vacinas crianças

A Secretaria de Estado da Saúde está preparando suas equipes para receber as vacinas para as crianças de 05 a 11 anos. A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que os imunizantes cheguem aos estados até o final desta semana. No Piauí, pretende-se vacinar 331.432 pessoas nesta faixa etária. 

“Assim que estivermos com as vacinas para este público nossa Coordenação de Imunização já está preparada para o envio o mais breve possível aos municípios, possibilitando o comeco da vacinação das nossas crianças”, destaca Florentino Neto. 

A vacina da Pfizer é a única até o momento autorizada, pela Anvisa, para este público e  será aplicada em duas etapas com o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.

“Pedimos aos pais e responsáveis que no momento em que os municípios façam o chamamento para vacinar as crianças levem as mesmas para tomar suas doses e fiquem atentos aos intervalos, pois a vacina é essencial na prevenção da Covid-19”, reforça o secretário.

ASCOM/SESAPI