Os acusados de matar o empresário Janes Cavalcante Castro passaram por audiência de instrução e julgamento na manhã desta terça-feira, 8, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Ao todo, 10 pessoas respondem por organização criminosa e pela prática de homicídio por motivo torpe (desprezível), com crueldade, sem dar à vítima possibilidade de defesa. Informações G1 Piauí 

Os réus são: José Robervan de Araújo, Edson Carlos Veríssimo da Silva, Marcos Aurélio de Paiva Leal, José Hiago Ferreira da Silva, Evando Tenório Brito, Mário Roberto Bezerra Correia, Ivone dos Santos Silva, Arnoud de Paiva Leal, Wandyson Antunes Barros e Élida Raysa Machado de Albuquerque Soares.

A audiência foi marcada para as 8h desta terça, no Fórum Desembargador Salmon Lustosa. Diante do edifício, amigos e familiares do empresário realizaram uma manifestação (abaixo) pedindo justiça pela morte de Janes Castro.



 O empresário foi morto a tiros, dentro de um carro, no dia 18 de setembro de 2020, em Parnaíba. No dia do crime, a Polícia Militar (PM) informou que dois homens em uma moto perseguiram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima, que morreu no local.


Três dos suspeitos da morte do empresário — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Pelo menos seis cartuchos de munição calibre 380 foram encontrados no chão, no local do crime. Quase um ano depois, no dia 6 de setembro de 2021, Evando Tenório Brito, apontado como líder do grupo criminoso responsável pela morte de Janes Castro foi preso em Alagoinha, no Pernambuco.

Em abril de 2021, pelo menos seis dos acusados foram presos pela Polícia Civil durante a Operação Sicário. A investigação do caso foi concluída em junho de 2021 e apontou Mário Roberto Bezerra como mandante do crime.

Segundo a Polícia Civil, ele teria pago R$ 200 mil pelo assassinato do empresário. O delegado João Rodrigo Luna afirmou, na época, que a morte de Janes Castro foi encomendada porque ele teria dívidas com os envolvidos no crime.

O crime


Câmeras de segurança de uma residência próximo ao crime registraram a fuga dos suspeitos — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Segundo a Polícia Civil, o mandante do crime, Mário Roberto Bezerra, contratou José Robervan Araújo, que foi o responsável por arquitetar a execução do empresário.

Conforme a investigação, Robervan monitorou a vítima por cerca de uma semana e contratou os dois homens que executaram o crime: Edson Carlos Veríssimo, suspeito de ser o atirador, e José Hiago Ferreira da Silva, que teria pilotado a motocicleta.

O empresário foi perseguido pelos dois homens e, depois, foi ferido com diversos disparos de arma de fogo, morrendo no local. A vítima chegou a perder o controle do carro e colidir contra o muro de uma casa.

Após o homicídio, os homens deixaram o local. Câmeras de segurança registraram a fuga dos criminosos.