O duelo entre os campeões da Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa foi bastante acirrado em ambos os tempos, que levou a partida para a prorrogação.
O Chelsea venceu o Palmeiras por 2 a 1 e se tornou o mais novo campeão do Mundial de Clubes da Fifa, na tarde deste sábado (12), em partida realizada no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi.
O duelo entre os campeões da Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa da temporada passada foi bastante acirrado em ambos os tempos, que levou a partida para a prorrogação. Apesar da superioridade em posse de bola dos ingleses, o Verdão foi para cima e tentou virar, mas na segunda etapa da prorrogação, um pênalti foi marcado para o Chelsea, que ampliou a vantagem e levou a taça.
Chelsea vence Palmeiras por 2 a 1 e é campeão do Mundial de Clubes da Fifa
Crédito: Giuseppe CACACE / AFP
Ainda no primeiro tempo, os ingleses abriram o placar com Lukaku, e o Palestra empatou com Raphael Veiga, de pênalti. Na prorrogação, Havertz fez mais um para os Blues, também de pênalti. É a segunda vez que o Palmeiras é derrotado na final do Mundial de Clubes da Fifa. Em 1999, o Verdão foi derrotado pelo Manchester United, no Japão, por 1 a 0.
A delegação do Palestra embarcará de volta do Brasil ainda neste sábado. O voo, fretado e não terá escalas, tem previsão de saída de Abu Dhabi às 22h (horário de Brasília).
O jogo
A primeira chegada foi do Chelsea, após cruzamento da esquerda. A bola sobrou para Azpilicueta, que tentou tocar para dentro, mas sem sucesso. O Palmeiras entrou com uma de seis defensores, com Scarpa e Rony marcando como alas.
Na sequência, Mount bateu falta pela direita para fora, sem grande perigo. O Palmeiras chegou pela primeira vez em cabeceio de Rony, que parou em Mendy. Na sequência, Dudu fez uma bela jogada pela esquerda, trouxe para dentro e finalizou de longe, mandando por cima do travessão.
Chelsea vence Palmeiras por 2 a 1 e é campeão do Mundial de Clubes da Fifa (Foto: AFP)
O Verdão teve uma grande chance com Dudu. Em contra-ataque, Zé Rafael tocou para o camisa 7, que ajeitou, perdeu o tempo da jogada e finalizou cruzado, para fora. Depois de bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Lukaku, que tocou de primeira, mas Weverton pegou.
Antes do intervalo, Thiago Silva carregou pela intermediária e arriscou de muito longe. A bola veio forte, e Weverton teve que trabalhar. Em seguida, Rudiger cabeceou na segunda trave após escanteio da esquerda, mandando para fora.
Segundo tempo
Aos nove minutos, o Chelsea abriu o placar. Hudson-Odoi recebeu pela esquerda e cruzou com precisão na cabeça de Lukaku. O centroavante belga ganhou no alto de Luan e testou no ângulo para marcar.
Logo em seguida, os ingleses quase ampliaram. Pulisic recebeu pela esquerda, trouxe para dentro e finalizou forte, à direita do gol. Aos 16 minutos, Thiago Silva cometeu pênalti ao saltar na área e desviar a bola com a mão. A infração foi assinalada após o árbitro checar na cabine do VAR. Na cobrança, Veiga mandou no canto esquerdo, sem chance para Mendy.
Veiga converteu de penâlti para o Palmeiras (Foto: AFP)
O Chelsea respondeu com Havertz, que aproveitou bobeira da zaga e finalizou forte no ar, para fora. Veiga voltou a chutar a gol, arriscando de fora da área e acertando Mendy no meio da meta.
O Chelsea levou perigo novamente, dessa vez com Pulisic. Lukaku ajeitou para o estadunidense na entrada da área, que finalizou à direita. Na última finalização do tempo normal, Kovacic pegou mal e mandou muito acima do travessão.
Prorrogação
O Chelsea quase voltou a ficar à frente no retorno do intervalo. Após cruzamento rasteiro da esquerda, a bola foi tocada contra a meta e parou na trave. No segundo tempo, os ingleses voltaram a assustar depois de cruzamento pela direita. A bola foi desviada por Marcos Rocha e passou próxima à trave.
Aos nove minutos do segundo tempo da prorrogação, Luan cometeu pênalti após bloquear a bola com o braço dentro da área. Na cobrança, Havertz deslocou Weverton e fez o segundo pro Chelsea. Ainda deu tempo de Luan ser expulso, cometendo falta dura em Havertz.