Para pais e mães, a rotina do início de ano é sempre a mesma: corre corre para a compra de material escolar e aperto financeiro. Nesse período, uma boa dica de economia é sempre bem-vinda. E essa economia pode estar dentro de casa. Livros com edição ultrapassada ou rasuras que impedem o reaproveitamento podem ser revestidos em descontos na fatura de energia através do programa E+ Reciclagem, da Equatorial Piauí.

 

O papel é um dos resíduos sólidos descartados no posto de coleta do E+ Reciclagem. A partir da quantidade de material depositado, um bônus é gerado para o cliente. Basta apresentar, no ato do descarte, a fatura de energia mais recente e um documento de identificação. Além do papel, plástico, alumínio, ferro, PVC, óleo de cozinha, dentre outros resíduos, também podem gerar descontos. Os valores por quilo variam de R$ 0,05 a R$ 2,60, dependendo do material.

 

Rosa Cardoso é vendedora na Feira do Livro Usado de Teresina há 15 anos. Juntamente com outros comerciantes, reuniram mais de uma tonelada de papel para descartar no posto do E+ Reciclagem. O que teria o lixo como destino, acabou trazendo economia para todos. “Estou gostando muito dessa iniciativa da Equatorial porque antes os livros em desuso não conseguíamos dar um destino e agora sabemos como descartar corretamente”, declara Rosa.

 

“O E+ Reciclagem é um projeto do Grupo Equatorial Energia que integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel. Busca estimular práticas sustentáveis e a cultura da coleta seletiva, promovendo o descarte dos resíduos sólidos recicláveis de forma correta, gerando grande impacto positivo para a preservação do meio ambiente”, afirma Luiz Carlos Cardoso, Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí.

 

O Programa E+Reciclagem está conectado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU. A iniciativa é diretamente relacionada ao ODS 12 que visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes.

 

Por meio de uma parceria com o Assaí Atacadista, o primeiro posto de coleta do E+ Reciclagem no Piauí está instalado na unidade localizada na zona sudeste de Teresina (Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo). Na capital, um posto itinerante também circula semanalmente nos bairros Itaperu (segunda-feira), Dirceu I (terça-feira), Marquês (quarta-feira), Saci (quinta-feira) e Vermelha (sexta-feira).

 

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí