A social-democrata obteve 55,35% dos votos válidos com 100% das urnas apuradas. Chaguinha da Saúde é apoiada diretamente pela ex-prefeita Ana Lina Cunha


 
Chaguinha da Saúde (prefeita eleita de Murici dos Portelas). - Foto: Reprodução.
Em Eleições Suplementares, Chaguinha da Saúde, do PSD, foi eleita neste domingo (13/03) prefeita de Murici dos Portelas, no norte do Piauí. Com 100% das urnas apuradas, a social-democrata teve 2.422 votos, o que corresponde a 55,35% dos votos válidos. 

NOTÍCIA RELACIONADA:

Isabel Cristina, é a vice-prefeita da chapa na coligação “Nossa força vem do povo”. Chaguinha da Saúde é apoiada diretamente pela ex-prefeita Ana Lina Cunha.

Em segundo lugar ficou a candidata Aurideia Santos do PTB. A petebista teve 1.954 votos, que corresponde a 44,65% dos votos válidos.

O município de Murici dos Portelas possui 5.528 eleitores, desses, 987 não compareceram às urnas eletrônicas de votação neste domingo, o que equivale a uma abstenção de 17,86%.

Novas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na sessão do dia 04 de novembro de 2021, a realização de novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município de Murici dos Portelas, na região norte do Piauí. O Plenário determinou, ainda, o afastamento imediato da prefeita Ana Lina Cunha e a convocação do presidente da Câmara de Vereadores para exercer interinamente o cargo até a realização do novo pleito. 

Os ministros decidiram que Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, uma vez que, no mandato anterior (2016-2020), ela ainda estava casada com o então prefeito do município, Ricardo Sales. Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 7º), parentes e cônjuges do chefe do executivo que esteja exercendo mandato não podem se candidatar ao mesmo cargo.

A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Carlos Horbach
.