Desde quando foi implantado no Piauí, o E+ Reciclagem tem estimulado práticas sustentáveis e a cultura da coleta seletiva. A iniciativa foi abraçada pela população, que diariamente frequenta os postos de coletas para descartar papel, plástico, metal, óleo de cozinha e embalagens tetra pack. Em um ano e meio, mais de 100 toneladas de resíduos já foram recolhidas. Esse número corresponde a aproximadamente 400 toneladas de dióxido de carbono (CO²) que deixaram de ser emitidas na atmosfera.

 

O material depositado nos postos de coleta do E+ Reciclagem gera bônus aos clientes, que passam a ter descontos no valor da fatura de energia. No Piauí, o programa iniciou em Teresina e vai ser expandido para o interior. Um posto de coleta fixo está instalado no Assaí Atacadista, localizado na zona sudeste da capital (Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo). Tem ainda o posto itinerante, que circula semanalmente nos bairros Itaperu (segunda-feira), Dirceu I (terça-feira), Marquês (quarta-feira), Saci (quinta-feira) e Vermelha (sexta-feira).

 

Odirley Rodrigues recebeu sua última fatura de energia com o valor do consumo zerado por conta do bônus que ganhou ao descartar um grande volume de papel no posto de coleta do E+ Reciclagem. “Achei excelente essa iniciativa da Equatorial. Tive um desconto que abonou o custo total da minha conta e ainda fiquei com crédito para meu consumo do próximo mês. Essa economia chegou em boa hora e foi muito bem-vinda”, declara o comerciante.

 

“O E+ Reciclagem posiciona nossos clientes como protagonistas na preservação ambiental, aliando o comportamento sustentável com economia no bolso. Incentivando a coleta seletiva, unimos força com a sociedade para dar uma destinação adequada aos resíduos, pois todo material depositado no programa é reaproveitado por recicladoras”, afirma Luiz Carlos Cardoso, Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí.

 

O programa é um dos compromissos do Grupo Equatorial Energia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU. A iniciativa é diretamente relacionada ao ODS 12, que visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes.

 

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí