Operação Resguardo começou em 7 de fevereiro e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Polícia Civil do Piauí cumpre nesta terça-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, mandados de prisão de suspeitos de praticarem crimes de violência contra mulheres. A ação da parte da Operação Resguardo, que acontece em todo o país.
A operação começou em 7 de fevereiro e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Hoje, no 'Dia D' da Operação Resguardo, o objetivo é marcar a data e incentivar a população a denunciar a violência contra a mulher.
A Delegada Bruna Verena, do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, informou em entrevista ao meionorte.com que até agora os agentes de segurança já prenderam, em todo o Piauí, 22 pessoas por praticarem crimes de violência contra mulheres.
Delegada Bruna Verena, do Departamento Estadual de Violência contra a Mulher (Foto: Raissa Morais)
“Ela ocorre no cumprimento de mandado de prisão, verificação de denúncia, verificação das medidas protetivas e é um dia para a gente chamar atenção da sociedade, pedir engajamento na luta contra a violência”, disse a delegada.
De acordo com Bruna Verena, o trabalho dos policiais vai além das prisões de envolvidos em crimes de violência de gênero e também chega aos canais que facilitam o monitoramento do cumprimento de medidas protetivas.
Delegada Bruna Verena, do Departamento Estadual de Proteção à Mulher (foto: Raissa Morais)
“A gente já esteve no Centro de Referência da Mulher, Defensoria Pública, Guarda Civil e Guarda Maria da Penha que auxiliam no cumprimento de ações e medidas protetivas de urgência. É preciso informar as mulheres, pedir que elas denunciem e informem que estão em situação de violência para que a gente possa tomar as providência”, relatou Verena.
 meio norte