O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, determinou que diversas secretarias atuem em conjunto na região afetada pela cheia da lagoa do Portinho, no entanto, o prefeito proibiu qualquer intervenção na área da lagoa que venha a prejudicar sua existência, pois entende que a cheia da lagoa é uma ação da natureza e que, comumente pode ser observada em períodos de chuvas mais intensas como o que estamos vivenciando.



Desde a sexta-feira (13) técnicos das secretarias municipal de Meio Ambiente e Infraestrutura, mapeiam a região e registram os pontos afetados pela cheia da lagoa. Donos de bares no entorno da lagoa estão recebendo apoio técnico através de parceria entre prefeitura de Parnaíba e Equatorial, a fim de evitar acidentes elétricos. Apesar de reduzir a capacidade de comercializar seus produtos, os donos de bares dizem estar satisfeitos em ver o espetáculo da natureza em se reviver, após um passado incerto onde a lagoa praticamente secou, encerrando as atividades turísticas e comerciais da região. Os comerciantes afirmaram que não tem intenção de intervir de forma leiga na região.



Na segunda-feira (16), técnicos e engenheiros da secretaria municipal de Infraestrutura estudam a abertura de uma rota alternativa à BR 402, altura do povoado Carpina, onde um espelho d´água de aproximadamente 50 cm de profundidade interditou a pista. O estudo de viabilidade deve estar finalizado nos próximos dias e as obras iniciam-se imediatamente após sua conclusão.



Em ação conjunta da prefeitura de Parnaíba, com outros órgãos como a Marinha do Brasil e SEMAR, será produzido um documento para ordenamento do tráfego de veículos aquáticos enquanto perdurar a cheia da lagoa, pois as marolas produzidas pela movimentação destes veículos impactam diretamente nas áreas ribeirinhas.



A prefeitura de Parnaíba ainda reitera que em momento algum disponibilizou maquinário pesado para que haja intervenção no curso das águas da lagoa do Portinho, até mesmo porque a área é de responsabilidade do governo do Estado através da SEMAR, e prezando pela responsabilidade ambiental, a prefeitura de Parnaíba jamais cederia ou participaria de alguma forma em intervenções deste tipo.



Texto: Bruno Santana/PMP