Essa é a segunda Superlua do ano. O primeiro fenômeno do tipo aconteceu no mês passado, em junho; Não será preciso equipamentos para ver a mesma.
Nesta quarta-feira (13), a segunda superlua do ano poderá ser observada pelo céu, a partir das 17h30 (horário de Brasília). O incrível evento é conhecido como Superlua dos Cervos, onde a vista do satélite natural da Terra será ainda maior e brilhante.
O primeiro fenômeno do tipo aconteceu no mês passado, em junho. Para acompanhar, não será preciso usar nenhum equipamento profissional. Basta que as condições do céu estejam favoráveis, sem nuvens.
Segunda maior superlua do ano acontece nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)Observatórios brasileiros também farão eventos para destacar a superlua, com telescópios e orientações de astrônomos, como o Planetário do Rio de Janeiro (RJ) e o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (SP).
Mais dicas para observar a superlua
A primeira hora após o nascimento é o melhor momento para acompanhar, pois a SuperLua dos Cervos poderá exibir diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada, devido à interação com a atmosfera.
Sites ou aplicativos de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium) podem ajudar a descobrir os melhores horários de visibilidade em sua região, além de serem úteis para encontrar a posição de outros corpos celestes.
Também é quando ela parece enorme pois, próxima do horizonte, temos uma ilusão de óptica devido à perspectiva com referenciais terrestres, como prédios e árvores. O dia seguinte também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação. Ela nascerá um pouco mais tarde, por volta de 18h40.