A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a operação ‘El Camino’, que tem como objetivo desarticular um esquema de fraude previdenciária atuante no Piauí e no Maranhão. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão em Caxias e Pedreiras, no Maranhão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina.

De acordo com a PF, foram identificados 314 benefícios atrelados ao esquema, sendo que em 108 deles já foi confirmada fraude. O prejuízo provocado pelos saques totalizou mais de R$ 10 milhões. A operação também evitou o desvio de mais R$ 44 milhões.
Foto: PF
Operação "El Camino"

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cartões, documentos e notas fiscais, além de um revólver e munições.

O grupo transportava idosos falsários até as agências bancárias para efetuar os saques indevidos dos benefícios. Um dos casos foi identificado em flagrante, na capital piauiense. Os suspeitos pelos crimes devem responder por estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A operação contou com a colaboração da Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP).