Nesta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Ouroboros contra fraude em financiamentos de veículos e cumpriu três mandados judiciais em Teresina.
De acordo com a PF, a ação teve o objetivo de apurar o envolvimento de outras pessoas, bem como impedir que os suspeitos permanecessem praticando o delito. Os mandados, sendo um de prisão temporária e dois de busca e apreensão, foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária/PI.
Foto: Divulgação/ PF
Viatura da Polícia Federal
A polícia informou que inicialmente a investigação apontava para a prática de estelionato comum, diante disso, foi a Polícia Civil do Piauí que comandou as ações. Posteriormente, foi identificado que a fraude se caracterizava na lei dos crimes financeiros, que é atribuição da Polícia Federal.
Ainda segundo a PF, a fraude acontecia por meio de entrevistas de empregos falsas, nas quais os suspeitos conseguiam obter dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Logo depois, o grupo utilizava sua influência nas revendedoras de veículos de Teresina para simular o financiamento. A fraude era descoberta pelos reais proprietários no momento em que eles tentavam fazer a transferência do veículo para o Departamento de Trânsito - DETRAN/PI.
A PF explicou que os suspeitos de fraude podem ser responsabilizados pelo crime de obtenção de financiamento mediante fraude e outros que forem identificados ao longo da apuração policial.