HEDA realiza a primeira cirurgia oral na UTI

 


_Mais conhecida como extração de dentes, a exodontia foi a primeira cirurgia oral realizada na UTI do HEDA, um avanço na abordagem das infecções orais em pacientes críticos_





Tem novidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), voltada para a saúde bucal dos pacientes internados. Recentemente, foi realizada a primeira cirurgia oral na UTI do hospital, envolvendo a exodontia, mais conhecida como extração de dentes.


“Realizar a cirurgia na UTI foi fundamental para garantir a segurança do procedimento”, destaca o Dr. Mauro de Cássio, cirurgião-dentista do HEDA. “Realizamos um procedimento de exodontia em uma paciente que apresentava múltiplos focos de infecção na cavidade oral, com vários dentes infecciosos. Utilizamos anestesia local e um ambiente estéril, permitindo a remoção dos dentes infecciosos com uma lupa de longo alcance. Isso permitirá a melhora da saúde bucal da paciente e terá um impacto positivo na sua condição sistêmica, reduzindo o risco de complicações”, explica.


O procedimento representa um avanço significativo na abordagem das infecções orais em pacientes críticos, uma vez que a saúde bucal está diretamente relacionada à recuperação geral. Isso porque a cirurgia diminui a incidência de infecções secundárias, o que reduz o tempo de internação.


*Terapia fotodinâmica*


Além da cirurgia oral, está em processo de implementação no HEDA um protocolo de terapia fotodinâmica, voltado para o tratamento da candidíase oral e da queilite angular.


A técnica usa um laser de baixa potência em combinação com azul de metileno, um composto químico que ajuda a evitar infecções e tratar feridas, dentre outras aplicações. Seu objetivo é controlar a candidíase e promover um equilíbrio saudável na microbiota bucal, aliviando o desconforto e proporcionando analgesia aos pacientes. 


“Estamos comprometidos em inovar e melhorar a qualidade do atendimento na UTI”, enfatiza o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “A introdução de cirurgias orais na UTI da unidade representa um grande passo na otimização dos cuidados e no aumento da segurança dos nossos pacientes. Isso demonstra nosso foco em um tratamento onde cada aspecto da saúde é considerado importante”, conclui. ⏹ 


*Sobre o HEDA*

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho. E em 2024, conquistou pela primeira vez o selo GPTW.


*Sobre o ISAC*

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.


*Relacionamento com a Imprensa*


Contato: (61) 99136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)

E-mail: imprensa@isac.org.br 

Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753

Siga-nos no Instagram: @isac_os e @hedaparnaiba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem