PM e Fórça Tática foram acionadas para controlar a situação
Os detentos da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo de Esperantina continuam na tarde desta sexta-feira (6) fazendo manifestações e protesto.
Segundo o radialista da Rádio Meio Norte FM, Paulo Melo, que está no local, o princípio de motim ocorrido na parte da manhã de hoje foi controlado, mas, agora à tarde, voltaram a se rebelar e os detentos estão na área externa da penitenciária, no telhado, gritando e fazendo quebra-quebra.
Muitos policiais se encontram no local, mas ainda é aguardado mais reforço para que os detentos sejam controlados. 
Segundo Paulo Melo, no local há muitos policiais, ambulâncias de Esperantina e até do município de Batalha para levar os feridos. As informações preliminares é de que pelo menos 15 pressos ficaram feridos.
Os presos jogaram um cartaz onde pedem que sejam chamados a imprensa e os direitos humanos e ainda pedem a população água e comida.





  
Veja Vídeo:


15 presos ficam feridos após briga dentro de penitenciária no PIPelo menos 15 detentos da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo de Esperantina, foram levados às pressas, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na manhã desta sexta-feira (06), para o hospital Júlio Hartman, após se envolverem em uma briga entre os presos de pavilhões.
Na confusão, os detentos André Fabrício Ferreira da Silva, João Batista Ferreira Filho e Francisco José Benício Júnior ficaram feridos e precisaram de atendimento médico. A briga teria sido iniciada após presos do pavilhão C invadir a área do pavilhão D.
Segundo relato, equipes da Polícia Militar e Força Tática foram acionadas para controlar a situação. Um detento sofreu grave escoriações durante o atrito.
As informações são do radialista da Rádio Meio Norte FM, Paulo Melo, direto do município de Esperantina.
A Secretaria de Justiça (Sejus) do Estado informou que forças de segurança pública e prisional do Estado montaram base, no início da tarde desta sexta-feira (7), na Penitenciária em Esperantina, para conter um princípio de motimenvolvendo presos dos pavilhões B e C da unidade.
Segundo a secretaria, cerca de 30 homens – policiais militares e agentes penitenciários – estão no local para garantir a ordem e evitar outros distúrbios. De acordo com a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus (DUAP), os presos se amotinaram em protesto à transferência de detentos que estava sendo realizada pela gerência do presídio nesta manhã.
A Secretaria de Justiça informou ainda que abriu investigação para apurar o caso no âmbito administrativo e solicitou à Delegacia de Polícia de Esperantina que instaure inquérito policial para também investigar o ocorrido. Força Tática da Polícia Militar e equipe da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus (Dipe) estão no local.







Fonte: Portal Meio Norte