A operação ‘Boca Livre’ desencadeada na manhã desta quarta-feira (20/03) pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU) cumpre mandados de busca e apreensão em Teresina.
Segundo informações da PF divulgadas na TV Clube, o esquema envolve empresas que são investigadas na compra de merenda escolar em uma licitação realizada pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), no ano de 2014.
Conforme investigações, neste esquema foi detectado que as empresas venderam essa merenda escolar por sobrepeso e acabaram gerando prejuízos estimado aos cofres públicos em R$ 1.751.000,00.
Esse grupo de empresas atuam conjuntamente com agentes públicos na fraude no estado. Há também indícios de pagamentos de propinas.
A operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Teresina. 68 policiais e 10 servidores da CGU trabalham desde cedo na “Boca Livre”, nome alusivo a grande facilidade propiciada pelo conluio entre empresários e os agentes públicos envolvidos no esquema.
Os agentes federais e técnicos da CGU recolheram documentos do Setor Pregão Eletrônico da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo. 
As empresas envolvidas no esquema, de acordo com a PF, tem ampla atuação em municípios e órgãos estaduais, têm recebido pagamento de R$ 140 milhões entre 2014 a 2018.
Fonte:180 Graus