A Carteira de Trabalho Digital já está disponível em todo o Brasil.
Por Valciãn Calixto/piaui hoje 
Carteira de Trabalho DigitalFoto: Reprodução
O trabalhador piauiense ou quem está buscando se inserir no mercado de trabalho já não precisa mais andar com a Carteira de Trabalho impressa. Segundo Socorro Queiroz, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a população pode contar com a Carteira de Trabalho Digital.
“Uma das possibilidades é baixar o aplicativo nos smartphones, o app vai pedir informações, vai gerar senha, a pessoa faz o cadastro e habilita sua carteira de trabalho. Outra possibilidade é acessar o site https://servicos.mte.gov.br/, onde passará pelo mesmo procedimento”, explicou.
De acordo com Queiroz, a pessoa que sentir dificuldade em habilitar a Carteira de Trabalho Digital pode recorrer ao Ministério do Trabalho. “O sistema é muito simples, mas se algum trabalhador sentir dificuldade poderá recorrer a nossa sede em Teresina ou a algum posto do SINE ou da própria Superintendência de Trabalho para ter informações para ajudar nessa sua habilitação”, informou.
Outra dica que a superintendente dá é que os trabalhadores que habilitarem sua carteira digital guardem a carteira física. “A carteira antiga você tem que guardar, pois futuramente se houver divergência de dados, ela poderá ser usada para comprovação. Ao habilitar a carteira todos os dados estarão no sistema e você acompanhará todas suas informações antigas bem como futuros contratos”, esclareceu.
A Carteira de Trabalho Digital já está disponível em todo o Brasil.