terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Meteorologia prevê chuvas isoladas no fim de ano e início de ano novo por todo Piauí


Campo Maior, Norte do Piauí 
O período chuvoso ainda não está completamente configurado em todo o Piauí mas, nos últimos dias de 2019 e a primeira semana de 2020, devem ter precipitações isoladas por todo o estado. A informação é da gerente do setor de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa.
A meteorologista explica que, durante todo o mês de dezembro, as chuvas ficaram abaixo da média no estado. “A tendência é que, a partir de janeiro este quadro melhore, podendo variar dentro da normalidade. Nesta semana, vão ocorrer chuvas isoladas por todo o estado, mas isoladas, com alguns pontos ficando acima da normalidade”, pontua.
Feitosa acrescenta que, em Teresina, as precipitações não serão tão fortes e que o maior acumulado deve se concentrar na região central do estado, próximo a Floriano, e no extremo Sul. “No Semiárido, nestes dias, vão acontecer chuvas isoladas com acumulados em algumas cidades. No litoral, assim como na região Centro-Norte, vai chover pouco”, acrescenta.
2020
O ano que chega não terá influência de fenômenos ligados ao aquecimento das águas do Pacífico: El Niño e La Niña. Isto deixa em aberto a forma de como se dará o comportamento das chuvas, conforme explica Sônia Feitosa. “Por exemplo, poderá chover em um bairro de Teresina e em outro, não. Pode haver tempestades e, em um único dia, chover mais do que o esperado para o mês.
Agora, estamos aguardando o comportamento das águas do Atlântico e da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) para termos um panorama mais claro. Entretanto, em 2020, a previsão é que as chuvas fiquem na média ou abaixo da média, até o mês de fevereiro”, finalizou a meteorologista.
180 graus

Related Posts

Meteorologia prevê chuvas isoladas no fim de ano e início de ano novo por todo Piauí
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Like the post above? Please subscribe to the latest posts directly via email.

Featured

Comments