Estudo diz que hidroxicloroquina pode reduzir internações
Os pesquisadores utilizaram o medicamento em pessoas infectadas por Covid-19 e que estão no grupo de risco da doença.
Nessa sexta-feira (17), a operadora de saúde Prevent Senior divulgou um estudo apontando que o uso de hidroxicloroquina associado ao antibiótico azitromicina pode reduzir a chance de internação de pacientes com quadros suspeitos de Covid-19 e em algum fator de risco. 
O estudo analisou idosos e pessoas com doenças crônicas, para participar o voluntário deveria apresentar sintomas de síndrome gripal, como febre e tosse, e possuir algum fator de risco para complicação da doença como hipertensão ou diabete e ter idade acima de 60 anos. 
Os pesquisadores realizaram o ensaio clínico em 636 pacientes, dos quais 412 fizeram uso da medicação e outros 244 optaram por não fazer o tratamento. 
No grupo que fez o tratamento com hidroxicloroquina e axitromicina foi observado que 1,9% dos pacientes evoluiu para um quadro mais grave e precisou ser internado. No grupo que não fez o tratamento com esses medicamentos, o número de internações foi maior sendo de 5,5% dos voluntários. Conforme os pesquisadores, o resultado indica que a combinação de drogas pode atuar contra a replicação viral nas células, isso reduziria o risco de complicações causadas pela doença. 
A pesquisa destaca ainda os riscos do uso indiscriminado da hidroxicloroquina, por conta dos efeitos colaterais que podem levar a complicações, como problemas cardíacos e na visão. Duas mortes ocorreram no grupo que fez o tratamento, mas segundo os pesquisadores elas não foram causadas pelo uso do medicamento.
com informações do viagora