Na portaria o secretário explicou os procedimentos de segurança que os profissionais de saúde e as funerárias devem adotar em relação ao manejo do corpo para evitar a disseminação do vírus.
Florentino Neto, secretário de saúde do Piauí - Foto: Lucas Dias/GP1
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, publicou portaria onde determinou as medidas que as unidades hospitalares e as funerárias devem adotar em relação ao manejo de cadáveres e procedimentos nos casos de óbitos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, a covid-19.
A portaria de nº 0342, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí de 15 de abril. Nela o secretário explicou que durante a situação de pandemia, qualquer corpo independente da causa de morte ou da confirmação por exames laboratoriais da infecção pelo novo coronavírus, deve ser considerado um portador potencial, dessa forma ele estabelece várias recomendações que devem ser adotadas.
INFORME PUBLICITÁRIO
Na portaria o secretário explicou os procedimentos de segurança que os profissionais de saúde e as funerárias devem adotar em relação ao manejo do corpo para evitar a disseminação do vírus. “A mitigação do risco nos ambientes de assistência à saúde é uma prática essencial para aprimorar a efetividade das ações, oferecendo um serviço de qualidade e garantindo a segurança dos usuários e trabalhadores”, afirmou o secretário.