Em entrevista ao programa “Opinião Pública”, da Rádio Igaraçu FM, de Parnaíba, o Médico Darlan Barros, integrante do Comitê para o Enfrentamento ao Coronavírus, formado pelo prefeito Mão Santa, disse esta semana que o Hospital Nossa Senhora de Fátima já está nos preparativos finais para começar a operar plenamente na cidade de Parnaíba.
Ele disse que foi feita uma solicitação aos fabricantes de equipamentos para que houvesse urgência na entrega desse material. Nesse primeiro momento – disse ele – o Comitê vai tentar montar 5 leitos de UTI mas a meta é montar 10 leitos, onde os bicos de oxigênio já estão prontos faltando apenas chegarem os ventiladores.
O local conta também com 20 alas de enfermaria para pacientes que apresentarem sintomatologia leve e que por algum motivo necessitam se isolar mas contando com toda a assistência necessária – informou ele.
Darlan Barros informou também que a equipe está sendo formada. É um trabalho que está sendo feito com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira. Estão sendo buscadas pessoas que experiência em ambientes hospitalares.
O médico informou ainda que estão sendo buscadas parcerias com a iniciativa privada. Segundo ele, neste momento é importante essa soma de esforços que vai contribuir para que o número de casos da covid-19 não aumente.
O médico Darlan Barros disse que espera que ninguém precise se internar no Hospital Nossa Senhora de Fátima e que a equipe lá passe o dia todo sem fazer nada mas se for necessário a equipe médica assim como os enfermeiros e enfermeiras estarão preparados para atender a todos da melhor maneira possível. (Texto: João Cancio/Fotos:Elvis Ramos)