Abandonada pelo poder público, estação ferroviária da praia de Atalaia, em Luiz Correia no litoral piauiense dá sinais de desmoronamento. - A estação era o Km zero da Estada de Ferro Central do Piauí.
Atual estado da Estacão Ferroviária da praia de Atalaia, em Luiz Correia no litoral piauiense - Foto: Elder Fontenele - Registrado em jul/2020
A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013
Estacão ferroviária da praia de Atalaia
A estação de Atalaia foi inaugurada em 1955. Era a ponta de um curto ramal de 2,5 km que saía da estação do centro de Luiz Correa até próximo a beira mar e atualmente está abandonada. Na lateral, em alto relevo, aparecem as letras da EFCP, o nome Atalaia e a data de construção: 1955.
Na lateral, em alto relevo, aparecem as letras da EFCP, o nome Atalaia e a data de construção: 1955 - o registro é de 2013
A estação ferroviária da praia de Atalaia, em Luz Correia (PI) foi construída para dar suporte ao porto marítimo do Piauí que nunca foi concluído. A estação serviu por muitos anos para os frequentadores da praia de Atalaia até sua desativação total no ano de 1979. O poder público já deveria ter pensado em fazer uma restauração do prédio e transformá-lo e um ponto turístico para visitação.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013
A viagem para a praia de Atalaia
O trem saia da estação ferroviária de Parnaíba com centenas de passageiros aos domingos fazendo várias paradas até seu destino final, a praia de atalaia próximo a beira mar. Saindo da estação ferroviária de Parnaíba o trem fazia sua primeira parada no Catanduvas em frente ao antigo campo de aviação (final da rua onde mora o ex-prefeito Zé Hamilton) o trem seguia para sua próxima parada, a estação de Floriópolis, mais a frente uma nova parada onde existia uma salina da família Pires (em frente a entrada do acesso a Lagoa do Portinho). No centro de Luiz Correia, próximo a prefeitura, fazia a penúltima parada e enfim chegava-se a última estação da praia de Atalaia a poucos metros do mar.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013
Cada viagem era uma grande festa, tanto na ida como da volta. Com cerca de dez vagões e cinco gôndolas lotadas de passageiros para o banho dominical na praia de Atalaia. O trem fazia quatro viagens no domingo. A primeira por volta de 9hs, a segunda por volta de 11hs nestas duas levando os banhistas para a praia e por volta de 13hs o trem fazia sua primeira viagem de volta no final da tarde a viagem final por volta das 16 horas.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba