Em Parnaíba o ciclismo virou rotina da grande maioria dos praticantes de atividades físicas ao ar livre, com a pandemia as bikes viraram uma alternativa segura e saudável para fugir do marasmo do isolamento por algumas horas durante o dia. 

Porém, as mulheres enfrentam um obstáculo além do trânsito: os assédios por onde passam. De todos os tipos, buzinadas, assobios, piadas e olhares que constrangem e acabam inibindo as mulheres que gostam de pedalar. 

A prática de andar de bikes pede uma roupa especial, uma tecido de malha mais justo, para causar conforto à pele e até mesmo influenciar o movimento com as pernas na hora de pedalar. Grande parte das mulheres reclamam que os assédios acontecem quase que de todos: jovens, mais velhos, transeuntes, motoristas e até mesmo outros praticantes homens que estão pedalando.

As mulheres que pedalam em Parnaíba pedem por respeito, pois não estão disponíveis, estão praticando uma atividade física importante para o corpo e mente. Assédio também é crime e pode levar à cadeia (3 a 5 anos).

Blog Opinião