A Polícia Federal prendeu em flagrante delito, nesta última terça-feira (21/12), em Teresina/PI, um jovem de 26 anos pela aquisição de cédulas falsas oriundas do Estado do Espírito Santo através de entrega por encomenda postal dos Correios.

 Sob suspeita de conter cédulas falsas, a encomenda foi retida pelo serviço de Segurança Postal, que acionou a Polícia Federal para averiguação e acompanhamento da entrega ocorrida na tarde de ontem.

 Tal encomenda foi postada em Vila Velha/ES com destino ao endereço residencial do autuado situado no bairro vila Irmã Dulce em Teresina. Com a abordagem, constatou-se a presença de 40 cédulas falsas com o valor nominal de R$ 100 (cem reais) cada, com repetidos números de série e boa qualidade de impressão.

 O autuado será indiciado pela prática do crime previsto no artigo 289, §1º, do Código Penal com pena prevista de três a doze anos e multa, em razão da prática de aquisição de moeda falsa para introdução em circulação, e será encaminhado ao sistema penitenciário local.

 A Polícia Federal alerta a população para que fique atenta aos elementos de segurança e autenticidade das cédulas em circulação, cujas instruções de verificação e orientações de como proceder podem ser obtidas no site do Banco Central (www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ cedulassuspeitas).

 A Polícia Federal alerta, ainda, que quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, poderá também responder pelo crime previsto no artigo 289, §2º, do Código Penal com pena de 6 meses a 2 anos de detenção.


Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí