Os delegados e peritos da Polícia Civil do Piauí realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), uma manifestação, no pátio da Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev), no Centro Administrativo, em Teresina. Os profissionais pediram melhores condições de trabalho e aumento salarial.
Após reunião com representantes das categorias, o Governo do Estado afirmou que vai atender às reivindicações. Em nota, o poder público estadual comunicou que mais investimentos em segurança pública e a reestruturação da carreia dos servidores da Polícia Civil serão viabilizados através de uma comissão que será criada e que terá participação de todos os envolvidos na negociação. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.
As categorias reivindicaram melhorias nas estruturas físicas das unidades policiais e relataram o sucateamento de delegacias do estado. Segundo o Anuário de Segurança Pública, o Piauí é o último estado no ranking de investimentos na área.
De acordo com o Sindicato dos Delegados (Sindepol), falta o básico nas unidades policiais e os delegados, muitas vezes, têm que dividir o computador, para solicitar prisões, por exemplo, com escrivães e agentes, que precisam fazer os relatórios das investigações.
As categorias relatam que o combustível foi reduzido e que isso dificulta o deslocamento para as investigações.
Além dos problemas de infraestrutura e investimentos, o Sindepol alega que o governo não cumpre decisões judiciais de pagamento do auxílio insalubridade e de correção dos subsídios devido a promoções.
O sindicato afirma ainda que estado tem uma dívida com os servidores que corresponde a cerca de 30% de perda salarial pela ausência da reposição inflacionária durante esses últimos anos.
Um dos delegados presentes, Robert Lavor, que atua no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), disse ao g1 que o objetivo do encontro é apoiar os representantes da classe que estão em reunião com a equipe econômica do governo.
"A data de hoje é, na verdade, uma mobilização da classe de delegados e de peritos em apoio aos nossos representantes de sindicatos e presidentes que estão reunidos com a equipe econômica de governo no sentido de atender algumas pautas de: melhores condições de trabalho e de valorização também dos profissionais, de todos os profissionais da segurança pública, principalmente da Polícia Civil”, declarou.
Leia a nota do Governo do Estado na íntegra:
Atendendo às reivindicações da categoria, o Governo do Piauí reafirma a manutenção do Estatuto da Polícia Civil. A confirmação foi dada pelos secretários de Governo, Osmar Júnior, e de Administração, Ariane Benigo, na manhã desta sexta-feira, 18, em reunião com o delegado Geral da Polícia Civil, Luccy Keiko; representantes da Secretaria de Segurança, Secretaria de Fazenda, Sindicato de Delegados da Polícia Civil do Piauí (Sindepol), e da Associação dos Peritos Criminais, Odonto e Médicos Legistas do Piauí (Apecom).
FONTE: G1