Governador decreta emergência na Penitenciária de PHB

 Depois da rebelião ocorrida na Penitenciária Mista de Parnaíba e das quatro tentativas de fugas ocorridas no último fim de semana, o governador Wellington Dias decretou estado de emergência na unidade prisional.  

A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que ainda declarou que nos próximos meses serão iniciadas reformas na Penitenciária de Parnaíba e também na Casa de Custódia, já que no fim do ano passado, o governador já havia decretado situação de emergência na unidade prisional. 



“Iremos continuar nosso trabalho com planejamentos e planos específicos para as reformas  que devem ocorrer nos próximos meses da Penitenciária Mista de Parnaíba e na Casa de Custódia, após o decreto de emergência assinado pelo governador. Também iremos dar continuidade a um trabalho de diálogo contínuo”, afirma o secretário. 

Ainda, de acordo com o secretário Daniel Oliveira, a Força Nacional deverá atuar dentro dos presídios do Piauí. “A Força Nacional foi solicitada e está autorizada a atuar dentro das unidades prisionais, mas isso somente em situações de crise, esse reforço não deve ser rotineiro”, ressalta. 

Reformas na parte tecnológica e na modernização também estão nos investimentos a serem realizados na Penitenciária de Parnaíba e na Casa de Custódia. 

“A nossa meta é que até o ano de 2018 tenhamos um sistema prisional moderno e com a ressocialização dos presos, a exemplo do que já ocorre na Penitenciária Feminina, que as detentas trabalham em panificação, marcenaria e outros, garantindo que as mesmas se ressocilize-se”, finaliza Daniel Oliveira.

Custódia registra primeira fuga do ano

Foi registrada na tarde deste domingo (3), a primeira fuga de 2016 em Teresina e tentativa de fuga em dois presídios da Capital. Na Casa de Custódia um preso conseguiu fugir.  Na Penitenciária Irmão Guido, agentes descobriram um túnel e conseguiram impedir que sete presos fugissem. 




Dois detentos tentaram fugir da Casa de Custódia, durante o banho de sol. De acordo com o vice-presidente do Sindicado dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os presos quebraram a laje que dava acesso ao ginásio do local e um deles conseguiu pular o muro pela arquibancada. 





“Eles quebraram a laje, passaram por um buraco, caminharam pelo vão e chegaram até a quadra. Um policial percebeu a movimentação e tentou impedir. Um deles conseguiu pular o muro, e ainda não foi capturado”, afirmou Kleiton. 



Além dos casos registrados em Teresina, houve também tentativas de fugas de outros presídios do Piauí. Nos dois primeiros dias do ano, presos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no município de Parnaíba.

Por Adriana Oliveira e Raiana Albuquerque

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem