Fotos: Reprodução Facebook
Equipes da Delegacia de Homicídios prenderam o acusado de ser o mentor intelectual do assassinato do casal Adelina Vieira do Nascimento e Rafael Barbosa Freitas, mortos em setembro de 2015, após saírem da Central de Flagrantes de Teresina, onde o empresário havia sido levado sob a acusação de porte ilegal de arma. A mulher teria sido morta por acaso, porque estava no carro com o marido.
Gustavo Evangelista de Lima, 29 anos, conhecido como Canu, foi preso no fim da manhã desta quarta-feira (30), no bairro Cabral, região Centro-Norte de Teresina. O coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco Costa, o Baretta, conta que o suspeito é considerado de alta periculosidade e foi preso em cumprimento a mandado judicial por outro crime, a morte da jovem Viviane Letícia Abreu, assassinada por engano em 2014.
"As investigações apontaram que ele foi matar um desafeto na região da Vermelha e acabou baleando a menina. Ele é um indivíduo perigoso e é líder de uma quadrilha na Capelinha de Palha e acusado de outros crimes. O Canu agia sempre com o bando porque ele tem poder de cooptar "soldados" para cometer crimes, todos estão enumerados e cada um será preso e mandado para o presídio", disse Baretta.
O delegado preferiu não revelar a motivação da morte de Rafael Barbosa sob risco de atrapalhar a conclusão do inquérito, que está sob comando do delegado Robert Lavor. Baretta se limitou a dizer que, dias antes do homicídio do casal, houve um embate entre gangues da Capelinha de Palha e Esporão de Arraia na região da Usina Santana.
Foto: Polícia Civil
O suspeito Gustavo Evangelista de Lima, 29 anos, foi apresentado pela Polícia Civil na Delegacia de Homicídios.
"O que eu posso dizer agora é que não existe homicídio doloso sem motivo. Os inquéritos estão sendo fechados e espero que ele passe muito tempo preso, mas se ele for solto, nós estamos prontos para, mais uma vez, proteger a sociedade. Ele faz do crime seu meio de vida", disse.
De acordo com o delegado Baretta, o suspeito é investigado por mais cinco inquéritos de homicídio e por tráfico de drogas. "Ele é um bandido muito perigoso, tem capacidade de captar bandidos para serem soldados do tráfico. Ele comandava o tráfico ali na região da Capelinha de Palha", finalizou.
Graciane Sousa e Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com