Rebelião na 'Casa de Custódia' tem fogo, tiros e familiares apreensivos

 
Existe também a informação segundo familiares dos presos que um detento está ferido à bala
Na tarde desta segunda-feira (16/05) detentos de pelo menos dois pavilhões da Casa de Custódia iniciaram um motim. Eles teriam ateado fogo em colchões e quebrado celas. Familiares dos detentos estão de lado de fora sem saber o que está acontecendo e qual a situação dos presos. Barulhos de explosões e tiros são escutados a todo o instante e o reforço policial é grande no local.
O motim teve início em represália à administração do presídio que teria cancelado as visitas dos familiares e também por conta da transferências de alguns detentos.
Policiais militares, Bope, Tropa de Choque e Rone estão dentro do presídio e tentam acalmar os detentos.
A informação do diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciário do Piauí, Clayton Holanda é que todos os pavilhões estão participando do motim. Os presos colocaram fogo na entrada dos pavilhões para impedir a entrada da polícia.
Em nota divulgada no início da noite a Sejus informou que as forças de segurança conseguiram controlar os B, C e G. Os trabalhos porém ainda continuam na tentativa de controlar os presos do pavilhão H.
"Os pavilhões A e E não se amotinaram e o pavilhão D está vazio, por conta das reformas na unidade. Dois presos se feriram com munição de elastômero (balas de borracha), um no pulso e outro no ombro, mas receberam atendimento médico e hospitalar", informa a secretaria.Fotos: Maelson Ventura/180graus
No momento continuam dentro da unidade prisional homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), as Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), a Diretoria de Administração Penitenciária e Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, agentes penitenciários e policiais militares da unidade.
"A Sejus está investigando o que motivou os presos a se amotinarem e manterá as forças de segurança na unidade até garantir total pacificação da Casa de Custódia", conclui a nota.



Blogueiro: Maelson Ventura - Direto da Casa de Custódia
Postagem Anterior Próxima Postagem