Praça no Bairro Santa Isabel amanhece depredada. Parnaíba sem vigilância Municipal.
Trecho do edital para Guarda Civil Municipal de Parnaíba: “GUARDA CIVIL MUNICIPAL: Realizar policiamento comunitário preventivo e Permanente dos Espaços Públicos, orientando para a solução de problemas”.
Moradores do Bairro Santa Isabel se depararam com uma cena lamentável na manhã deste domingo (04). A pracinha localizada em frente a igreja estava repleta de lixo e bancos de concreto quebrados.
Acredita-se que a ação dos vândalos tenha ocorrido durante a madrugada. Assim como esta praça pública dezenas de outras na cidade de Parnaíba estão sendo gradativamente depredadas, pois não há rondas da vigilância patrimonial.
Informações de alguns Guardas Civis é que há um racionamento de combustível, por isso diversas rodas noturnas estariam suspensas o que contribui para a ação dos vândalos.
O interessante é que o local parece ter sido cuidadosamente “maquiado” para dar a impressão de vandalismo, pois o cesto do lixo (plástico) não foi quebrado e sim retirado da base, fato comprovado por membros da nossa equipe de reportagem que recolocaram o cesto no devido lugar sem problemas.
Nas redes sociais há uma estranha corrente em atribuir o fato ä proximidade da próxima gestão, numa lamentável tentativa de causar terrorismo na população. É válido ponderar algumas questões.
O mandato do Prefeito Florentino Neto é até 31 de dezembro de 2012, cabendo a ele responder e zelar pelo patrimônio público até essa data.
Confira trechos do Edital N 02/2013 da própria prefeitura de Parnaíba para a contração de Guardas Civis Municipais. 
2.1 “Guarda Civil Municipal: Realizar policiamento comunitário preventivo e permanente dos espaços públicos, orientado para a solução de problemas”.
2.2 “Prevenir e inibir atos delituosos que atentem contra os bens, serviços e instalações públicas municipais. Proteger os patrimônios coletivos, em especial os ecológicos, culturais, arquitetônicos e ambientais do município, inclusive adotando medidas educativas. Apoiar a administração municipal no exercício do poder de polícia administrativa e na vigilância patrimonial. Fazer cessar as atividades que violarem as normas relativas ä saúde, ä defesa civil, ao sossego público, ä higiene, ä segurança e a outras de interesse público. Executar serviços de vigilância diuturna dos logradouros públicos: praças, jardins, propiciando o fortalecimento da segurança”.
2.3 O valor da remuneração do cargo de Guarda Civil Municipal corresponde ao vencimento básico (salário mínimo básico). Veja a foto abaixo e faça os cálculos.

Fonte: / Tribuna de Parnaíba
Fotos: Tacyane Machado