Foto divulgação Polícia Civil de Cocal
Nas últimas semanas um total de 10 (dez) motociclistas que divulgaram imagens e vídeos em redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) praticando manobras perigosas foram denunciados, reconhecidos e intimados a comparecer a delegacia para prestar esclarecimentos e na sequência autuados conforme a lei pela Polícia Civil de Cocal, município localizado na região Norte do Estado do Piauí.



Foto divulgação Polícia Civil de Cocal
Em entrevista concedida exclusivamente ao Blog do Coveiro, o Agente de Polícia Civil, Walter Brune, relata que as denúncias vindas das cidades de Cocal e Cocal dos Alves partiram da própria população que pedia providências enérgicas em relação as exibições dos infratores.



Foto divulgação Polícia Civil de Cocal

"Muitas pessoas que tiveram seus veículos apreendidos pelo não uso do capacete durante nossas blitzes se sentiam injustiças e nos cobravam também a apreensão das motos de alguns rapazes que andavam de moto só numa roda e fazendo baderna em ambas as cidades, explicou o policial.
Ainda conforme o Agente Civil, as pessoas passaram a denunciar os casos de forma anônima pelo Whatsapp Denúncia da Policia Civil, [número (86) 9.8102-3531], que atende os municípios de Cocal e Cocal dos Alves.


Foto divulgação Polícia Civil de Cocal

"Orientamos as pessoas que se sentiam injustiçadas a filmarem, fotografarem ou arrumassem testemunhas para depois nos denunciar na delegacia, ressaltando a elas que faríamos o procedimento contra eles (infratores), mas não poderíamos apreender as suas respectivas motocicletas pelo fato de não ter havido o flagrante direto por parte da policia", reitera.
Após prestar esclarecimentos no distrito policial, os infratores maiores de idade tiveram confeccionados em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); enquanto os menores (adolescentes) um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BCO). 


Foto divulgação Polícia Civil de Cocal
Os jovens foram enquadrados por direção perigosa e conduzir veiculo automotor sem habilitação e alguns deles por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. Os pais/responsáveis dos adolescentes também responderão a um TCO pela infração de ter entregado veículo automotor a pessoa não habilitada, com o agravante de ser menor de idade.