O ataque do felino aconteceu no sábado(21) próximo ao pasto da propriedade do senhor Machado Ribeiro no povoado rio Pirangi cerca de 6 km da cidade de Buriti dos Lopes.
O Vaqueiro encarregado dos animais e da fazenda foi quem encontrou o cavalo com vários ferimentos pela cabeça. Supostamente o vaqueiro, deduziu que tenha sido uma onça preta que há muito tempo ronda pela região atacando novilhas de cabras e bodes e outros animais.
-A boca da noite, nós escutamos o ronco "Dela" nos altos dos morros. "Ela" fica espreitando as cabras e as ovelhas. Nós já vimos às pegadas "Dela" pelos matos próximo a casa. Os cavalos e os cachorros ficam ariscos quando escutam o ronco da onça na boca da noite. Disse o Vaqueiro.
A onça-preta é da mesma espécie da pintada (Panthera onça), apenas não desenvolveu a coloração característica da espécie. Uma das hipóteses dos cientistas, é que a preta tenha maior sucesso na camuflagem na Caatinga, extremamente ameaçada de extinção no Nordeste brasileiro, a espécie é considerada o maior felino das Américas.
Por: Rurik Araújo/Diário Buritiense