Equipamento pode ser fundamental para esclarecer o que provocou o acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki; perícia vai analisar se gravador estava ligado e registrou conversas.

Recuperado áudio do avião que transportava o ministro do Supremo e que caiu em Paraty, no Sul-Fluminense, na última quinta-feira. Além do ministro do STF, morreram no acidente o empresário Carlos Alberto Filgueira, dono do Hotel Emiliano, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk, de 23 anos, e a mãe dela, Maria Ilda Panas, de 55 anos.
Os destroços do avião foram retirados no mar na noite de domingo.Apesar de a caixa-preta do avião ter sido danificada pelo contato com água do mar, a Força Aérea Brasileira extraiu todo o conteúdo do gravador de voz da aeronave, de acordo com informações do “Jornal Nacional”, da TV Globo. A caixa-preta está em Brasília desde o último sábado.A gravação que registra os últimos 30 minutos do voo está totalmente preservada, e passará por um tratamento técnico para retirada dos ruídos para depois ser analisada por peritos.
Antes, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, havia informado que, embora tenha sido detectado o dano, a parte da caixa-preta que contém o gravador de voz é "altamente protegida".Nesta segunda-feira juiz da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pirro, decretou o sigilo das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre a queda do avião.
Na terça-feira, o MPF e a PF vão ouvir testemunhas do acidente. Parte dos investigadores que atua no caso do acidente em Paraty trabalhou nas apurações sobre a morte do ex-governador Eduardo Campos em um acidente aéreo em Santos (SP) em plena campanha presidencial de 2014. Na equipe da Polícia Federal que foi deslocada pelo caso há integrantes que atuaram no episódio de 2014, mas a composição não é exatamente a mesma.

Globo.com