Eli Stewart, um garoto escocês de 19 anos, está sendo investigado por forjar um câncer terminal no pulmão e no estômago para arrecadar dinheiro e conseguir outros benefícios. Eli teria se aproveitado da organização Clutha Trust e se beneficiado de viagens e objetos de valores.
Stewart afirmou que sua doença foi descoberta através de exames no joelho e uma biópsia, e que só lhe restavam seis meses de vida. A Clutha Trust lhe deu a oportunidade de tocar, além de ter ganhado uma guitarra de mil euros ganhou, ainda, uma viagem do grupo Project Gen em novembro de 2016 para ver uma exposição relacionada à história do Titanic.
Em dezembro de 2016, ele recebeu a oportunidade de tocar em uma boate para arrecadar fundos. No entanto, o dinheiro arrecadado não foi entregue e Eli Stewart nunca mais apareceu, segundo o promotor do Project Genie, George Ibbetson.
Ainda no ano passado, o jovem foi fotografado sem cabelos. Ele também apresentou e-mails falsos referentes ao tratamento. A médica Fiona Cowie nega ter enviado qualquer email para o garoto.
Crossan, diretor da Clutha Trust, que ajuda jovens desfavorecidos, contou que Eli contou que apresentou epilepsia e depois fez um transplante de coração. No seu Twitter, Stewart publicou que havia perdido um show da Adele em março de 2016, por estar se recuperado de quimioterapia.
A mãe dele, Carole, nega que o filho esteja fingindo e que qualquer acusação tenha sido feita pela polícia. Sua conta no Facebook foi recentemente excluída. Segundo o jornal Mirror, a polícia afirmou que as queixas foram recebidas e que o inquérito já foi instaurado.
Fonte: Com informações do jornal Mirror