Maria Eugênia ficou paraplégica após a realização de uma abdominal, o momento do exercício foi filmado por uma amigo até o momento da queda que resultou em uma fratura grave.
Com quatro meses frequentemente na academia Gena tentava se livrar de 9 quilos extras que adquiri-la com o hipotireoidismo, estava viciada em academia ao perceber os resultados. No final da tarde já cansada ela resolveu treinar um pouco mais, subiu na barra com a ajuda de um caixote, apoiou as penas se pendurando de cabeça para baixo e na terceira execução da abdominal se desequilibrou e caiu com a nuca no caixote.
Foi socorrida pelo SAMU sentido muitas dores e levada para um hospital público onde descobriu ter fraturado uma vertebra da coluna, foi encaminhada para uma clínica particular, onde recebeu o veredito que sua medula teria sido atingida e que nunca mais ia andar.
Uma cirurgia para colocar sua coluna no lugar foi realizada, onde se percebeu que a medula não foi atingida porém Maria Eugênia levaria de um a dois anos para conseguir andar. Esperanças que se dissiparam posteriormente ao ser atingida por uma osteomielite (infecção no osso) a cicatriz não se curava, então ela foi submetida a mais uma cirurgia para limpar a lesão e controlar uma hemorragia interna. Correu bem, iniciou fisioterapias, terapias para se tornar confiante outra vez.
Aos poucos foi recuperando movimentos simples, até que duas semanas após sair do hospital conseguiu levantar com ajuda, utilizou muletas e passou a postar suas dificuldades e evoluções no blog Go, Gena.
A experiência de Gena deve servir de alerta aos que praticam exercícios descontrolados em busca de resultados imediatos, o tempo de cada corpo deve ser respeitado e os limites também. Exercícios não devem ser praticados sem um acompanhamento profissional qualificado, ainda que você ache que nunca vai acontecer com você. Devemos ser cautelosos ao cuidar da nossa saúde.
Hoje, após três anos e quatro meses do acidente ela é escrivã da polícia civil, está escrevendo o livro de sua história e participa de palestras motivacionais, pratica exercícios acompanhada de seu personal. E diz que o acidente mudou sua vida dez mil vezes para melhor, por ter se tornado mais forte, confiante e bem resolvida.