
Foto: Divulgação
As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas
Foi divulgado nesta segunda-feira (10/04), o primeiro edital do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cujo objetivo será preencher 26.010 vagas em todo o país, para a realização do Censo Agropecuário.
Neste primeiro processo seletivo, há 1.038 vagas temporárias para uma função de nível superior (Analista Censitário, com 17 áreas de conhecimento) e três funções de nível médio (Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional e Agente Censitário de Informática). A distribuição dessas vagas por municípios está no anexo III do edital.
As outras quase 25 mil oportunidadessairão em um segundo edital, programado para o dia 24 de abril.
As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas, a organizadora do processo seletivo, e estarão abertas a partir desta segunda-feira 10 de abril, até as 23h59 do dia 9 de maio. Ao se inscrever, o candidato deverá optar por uma função e, para o nível superior, uma área de conhecimento, indicando o município onde deseja concorrer.
A seleção dos candidatos será através de uma prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. O conteúdo programático das três funções de nível médio e das 17 áreas de conhecimento de nível superior está no anexo I do edital.
A jornada de trabalho dessas quatro funções é de 40 horas semanais. Além da remuneração mensal específica de sua função, o contratado temporário terá direito a auxílio alimentação, férias e 13º salário.
As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro de 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.
Fonte: Com informações do IBGE