segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Congresso ignora recomendação do TCU e libera obras da Vila Olímpica de Parnaíba

 A construção iniciou em junho de 2012 e foi interrompida em 2014 e desde então é um grande 'elefante branco'
A Vila Olímpica de Parnaíba poderia ter colocado o Piauí na rota da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas até hoje o projeto continua parado. A construção iniciou em junho de 2012 e oi interrompida em 2014 para aprimoramento no estudo de viabilidade técnica e econômica a pedido do Tribunal de Contas da União, após indícios de irregularidades, e desde então, está parada.
Mas a Comissão Mista do Orçamento (CMO), que apresenta o projeto para o orçamento federal em 2018, não quis nem saber das recomendações do TCU sobre paralisação de repasses e decidiu pela sua continuidade. 
Ao todo o TCE emitiu cinco comendações de paralisação, além da Vila Olímpica de Parnaíba, está incluído a Usina Nuclear Angra 3, que inclusive é alvo de investigação da Polícia Federal, uma fábrica em Pernambuco, a BR-235 na Bahia e o Canal dos Sertões, em Alagoas.
Na época da paralisação, existiam dúvidas se o valor estimado da obra, de R$ 16,5 milhões, seria suficiente para a construção, dado que a obra ficou paralisada e existem várias erosões no terreno. Também não estaria claro como seria ressarcido R$ 1,4 milhão gasto na construção de um estádio de futebol que acabou excluído do projeto mais tarde.
"Não ficou claro ainda para o ministro [relator no TCU] se esses recursos serão devolvidos, se não serão devolvidos. Então é uma providência que está a cargo aí do Ministério do Esporte informar ao TCU. O que fazer com esses recursos que foram repassados para o projeto do estádio de futebol?", questionou o então secretário de fiscalização de infraestrutura do TCU, Tribunal de Contas da União, José Ulisses Vasconcelos.
Em maio deste ano, a Procuradoria Geral do Estado havia aprovado o projeto de construção da Vila Olímpica de Parnaíba, que será executada pelo Governo do Estado através da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI)
180 GRAUS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...