No primeiro dia de ação, os delegados vão ao encontro de parlamentares na Alepi.
Após assembleia nessa sexta (23), os delegados do Piauí decidiram fazer uma "Operação Padrão", com paralisações alternadas a partir desta terça-feira (27). De acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí (Sindepol), a medida foi tomada em protesto a falta de condições de trabalho, desvalorização profissional e do “caos” instalado na Segurança Pública.
Com o movimento, os delegados vão parar por duas horas na terça, e irão se concentrar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a partir das 9h. Na quarta-feira (28), começam as paralisações em delegacias, iniciando pelo 1° Distrito Policial, no Centro de Teresina. No interior, a concentração deve acontecer nas delegacias regionais.
“A gente vai fazer uma inspeção geral, verificar todas as irregularidades e tomar todas as medidas cabíveis, como comunicar o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros, verificar a situação das viaturas, e se tiver alguma com a documentação atrasada a gente vai chamar imediatamente as autoridades de trânsito, para, se for o caso, fazer o recolhimento do veículo”, disse a presidente do Sindepol, delegada Andréia Magalhães.
Foto: Divulgação/Sindepol
Escalas de serviço, cota de combustível e efetivo, e as licenças dos computadores também serão analisadas para a construção de um relatório. A delegada explica que as ações tem caráter informativo, e que os resultados serão apresentados para a população, para apresentar a situação das unidades policiais do Piauí.
MARCOS CUNHA
DE TERESINA/ viagora